Persuasão em Publicidade Lim-fei & Tan

 


                 Os autores Victor Lim-fei & Serene Tan Kok Yin desenvolveram uma abordagem para o ensino de textos visuais. Que são definidos como discursos e são construídos usando apenas imagens ou  uma combinação de imagem(ns) e linguagem escrita ou oral. Os exemplos incluem anúncios e cartazes — impressos e eletrônicos. Este capítulo descreve o processo tradutório de teorias no campo da multimodalidade para um conjunto de estratégias instrucionais para o ensino de textos visuais, Segundo Kress 2003; Jewitt 2007) uma outra característica que contribuem para uma melhor compreensão de discursos visuais, acontecem também pelo o aumento das mídias digitais enriquecendo o ambiente multimodal e as mais diversas maneiras de analisar o texto discursivo visual

        Com o crescimento das tecnologias de Informação (TIC`s) ,vivemos na era digital e isso contribui para e evolução de  novas formas de aprendizagem no que se diz respeito ao desenvolvimento do letramento crítico e analítico no que diz respeito aos multiletramentos  ,

             Segundo (Bordwell & Thompson, 2010; Fahmy, et al., 2006; Fahmy & Wanta, 2007; Joffe, 2008; Lang, et al., 1993)  As Imagens são muitas vezes proeminentes em nossas vidas pelo prazer que proporcionam, e desempenha um papel importante em , pelo seu  poder emocional sendo reconhecida em vários campos, desde dos recursos  midiáticos  `as artes plásticas.

No cenário atual, a multimodalidade refere-se ao  o uso de diferentes recursos comunicativos tais como linguagem ,imagens ,sons  e música em textos multimodais e  eventos comunicativos (Vam Leewen  2011,p668).

            Esse trabalho visa descrever e analisar as estruturas e as abordagens de análise do discurso multimodal desenvolvidas por O`toole (2010), KRESS; VAN LEEUWEN, 2006) e posteriormente ampliados por Lim-fei e O`halloran (2012),Tan e E O`halloran(2012) ,os referidos autores desenvolveram uma abordagem de ensino para alunos de ensino médios usando apenas imagens como : propagandas, cartazes impressos e eletrônicos. Com o objetivo de desenvolver estudantes, telespectadores críticos ampliou-se as áreas tradicionais da língua para um ambiente comunicativo multimodal

            Um outro objetivo dessa trabalho seria utilizar o que seriam considerados como  -Pontes –Informados pela Teoria Sistêmico funcional  propostos por Halliday(1994 traz as três dimensões: Ideacional – função de representação das experiências do mundo exterior e interior , Interpessoal – expressão das interações sociais e Textual – expressão da estrutura e formato do texto e o marco família .Para Lim-fei (2011-74)o resultado resulta numa escolha que nem sempre pode ser considerada de acordo com o criador do dignificado ,

             Com o uso da metalinguagem os alunos são capazes de identificar o gênero do texto, suas características e suas funções típicas (Rose e Martin 2012)., Embora esse arcabouço teórico seja solico,não podemos descartar que isso pode sobrecarregar não so os alunos como também professores, isso significa dizer que o processo de translação e’ critico ,

              A abordagem sistêmica traz três níveis que compõe um quadro analítico de compreensão do ensino explicito e a identificação de características genéricas e estratégias de engajamentos de textos visuais,

a)    Nível 1 encontro com o texto

b)    Nível 2 compreensão  do texto

c)    Nível 3  Questionando o texto

     O trabalho considera não só teoria sistêmico funcional e o frame família para análise de textos também como os elementos de persuasão de Aristóteles Ethos Pathos  e logos como forma de complementar os estudos de analíticos  de forma mais precisa, proporcionando uma macro compreensão  em relação aos insights midiáticos. O Quadro a seguir se apresenta  em 3 primcipais divisões forma ,audiência e mensagem e suas referidas subdivisões, onde daremos ênfase na mensagem para fazer análise de um comercial .





https://www.youtube.com/watch?v=BDXKBVyQ8dw

 

Proposta

Educacional  pois tem o objetivo de chamar atenção do interlocutor no que diz respeito a questões ambientais e ainda

Econômico    intuito de vender  de vender o produto

Apelo

Pathos traz valores sobre educação ambiental que è um tema que abrange a população mundial,

Ethos seria  o  tempo da cronologia em 20 anos que as pessoas mudam e o canudo permanece igual ou seja significa dizer que levaria muito  tempo para um canudo de plástico se degradar

Logos razão em  preservar o meio ambiente pois o produto antes servido com canudo de plástico que passa anos para se degradar e polui o meio ambiente agora vem com canudo de papel

Contextual

Produção o comercial  mostra  a importância de preservação  do meio ambiente

Recepção8.825.903 visualizações 13 de abr. de 2021

Agora NESCAU tem 100% de canudos de papel. De canudo em canudo a gente muda o mundo.

Representacional   além dele trazer um vídeo que faz uma trajetória no tempo que  um canudo precisa para  se degradar , assim o vídeo traz a cronologia de vida  de um personagem do comercial fazendo uma comparação entre o tempo de vida de uma pessoa e do canudo que agora não será mais de plástico e sim de papel evitando assim a poluição do meio ambiente.

REFERÊNCIAS

Lim-Fei, V. & Tan, K.Y.S. Multimodal Translational Research: Teaching Visual Texts. In Seizov, O. & Wildfeuer, J. (eds.). New studies in multimodality: Conceptual and methodological elaborations. London/New York: Bloomsbury. 2017.





















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Analise da Propaganda “Fast food and Children [Powerful] Advertisement Segundo Tellis (2004)

intertextualidade e Interdiscusividade