Publicidade: Multimodalidade, Intertextualidade e persuasão num texto audiovisua
Publicidade: Multimodalidade, Intertextualidade e persuasão num texto audiovisua
Introdução:
O objetivo desse trabalho e analise
intertextual presente no clip thriller de Michael Jackson e a propaganda da
sky, considerando os princípios analíticos de (Bazerman, 2021) e também analisar um texto áudio audiovisual através da
campanha publicitaria
da SKY, utilizando os pressupostos teóricos segundo Tellis (2004), seguindo os
aspectos dos principais elementos elencados: argumentos, endossantes e emoções
audiovisuais presentes no contexto cinematográfico.
A propaganda tem evoluído em criatividade,
pois no mundo globalizado novas marcas surgiram no mercando, e essa
concorrência faz com que o marketing digital inove cada vez mais no que se diz
respeito a atrair a fidelidade de um público mais exigente,
Sob
o viés de uma visão de marketing digital poderíamos destacar a estratégia usada
na construção da propaganda. Primeiro que se trata de uma propaganda longa, que
possivelmente foi veiculada em sua maioria na televisão. Um dos grandes
desafios de qualquer anunciante é prender a atenção da pessoa para que ela
assista a mensagem até o final, nesse sentido a Sky se utiliza de gatilhos
mentais, de um storytelling bem estruturado e de um personagem principal para
que a pessoa assista a propaganda até o final e para que ela tenha um impacto
em quem vê.
Compartilho no final do texto, o livro do Gustavo Ferreira sobre Gatilhos
Mentais, ele é bem interessante ao falar como as agências de publicidade e
anunciantes usam desses gatilhos para prender a atenção do usuário, vender,
criar autoridade entre outros objetivos. A partir da página 58 ele começa a
falar do gatilho da curiosidade, da importância de gerar curiosidade no seu
cliente para que ele veja a mensagem até o final.
Nesse
capítulo ele destaca o poder das histórias. Na propaganda da Sky isso é muito
bem utilizado, a história começa com o homem entrando na mansão com vários
aspectos de terror (a porta se abre sozinha, o uivados dos lobos, o quadro que
se mexe...) E a partir do momento que a porta se fecha e os "monstros"
começam a se aproximar dele, quem assiste fica na expectativa do que vai
acontecer no final. “Se você cria uma comunicação que envolva a história de uma
pessoa, seus clientes vão querer saber o final." Ferreira, Gustavo, 2019.
A
parir da página 122 ele começa a falar do storytelling e a importância de criar
boas histórias. O conceito da jornada do herói de Joseph Campbell é muito
aplicado na publicidade. "O herói sai do mundo comum”, Ele recusa o
chamado à aventura e é puxado para viver essa aventura mesmo ele não querendo.
Então ele passa por obstáculos, dificuldades e desafios até que encontra um
mentor que o coloca no rumo. Ele faz um caminho para a conquista dos seus
objetivos em busca da sua grande transformação, e ele retorna como o herói. ”
A
partir desse conceito outros foram sendo criados e um ponto central nessa constação
de histórias é o personagem. Na propagando da Sky temos 2 personagens
principais o entregador que passa uma mensagem de espanto e medo por estar
naquele lugar "mal-assombrado", o que acaba gerando identificação em
quem assiste "eu no lugar dele, também estaria com medo". E a mulher
que recebe a caixa, Gisele Bündchen, figura amplamente conhecida e com grande
popularidade. Se vemos a imagem da Gisele Bündchen atrelada a uma marca logo
pensamos que se trata de uma marca séria e bem-posicionada.
Neto e Silva, 2013, destacam que dentre as três dimensões do discurso,
ethos, pathos (emoção) e logos (razão), a dimensão ethos é a que concentra as
características mais relevantes no uso de celebridades em comunicação. Segundo
Meyer (2007: 34) o ethos é a imagem de si, o caráter, a personalidade, os
traços de comportamento a escolha de vida e dos fins (daí a palavra ética
Porém quando quem se expressa não é um
especialista que estudou sobre o assunto, mas alguém "comum", Meyer
(2007) afirma que isso se refere a poder responder bem enquanto homem, sua
virtude já não sendo mais a de um especialista, mas a virtude em geral, um
ethos compartilhado por todos, em que cada um deve poder se reconhecer e ao
qual pode se identificar. Kress e Van Lewenn(1996,2006) consideram que toda
forma de comunicação e multimodal, pois são práticas sociais.
A partir disso Neto e Silva, 2013
ressaltam que "Já existe aqui uma importante distinção: há os que sabem
sobre o assunto, são especialistas e por isso devemos confiar no que dizem e há
aqueles que não são especialistas e nossa confiança em relação a eles baseia-se
tão somente da imagem que temos deles como pessoas."
O
gênero publicitário tem por objetivo divulgar produtos ou ideias. Ele possui
características multimodais por apresentar linguagem e recursos imagéticos que
traz uma linguagem criativa e apelativa para consolidar um produto no mercado. Para corroborar com essa afirmação
Tellis (2004) fala da persuasão como sendo imprescindível no que se diz
respeito a construção de opinião critica,, o autor trata desse termo
como sendo eficaz na mudança de pensamento ou de atitude do
telespectador, isso pode ocorrer através de argumentos, emoção e endossamentos.
Para Tellis(2004) existem duas rotas a serem consideradas, assim sendo a rota
central que seria o argumento, e a periférica que seriam as emoções e os
endossamentos
Sabemos que a intertextualidade está
presente nos anúncios publicitários e segundo Bazeman (2006) a relação que cada
texto estabelece com outros textos, desenvolvendo uma relação que deve
contemplar o modo como o enunciado usa as palavras e como ela se relaciona
diante de outras. A intertextualidade serve de suporte para persuasão que
segundo o dicionário Aurélio seria “a capacidade ou habilidade de persuadir” e
essa arte tenta convencer o público de algo que considere correto ou de boa
qualidade quando se refere a um produto de um anuncio publicitário.
Esse estudo tem como objetivo principal
analisar a intertextualidade segundo Bazerman (2004) entre o vídeo thriller de
Michael Jackson https://www.youtube.com/watch?v=ATV7uIxevGg E o anuncio publicitário da sky https://www.youtube.com/watch?v=oofwJqRVovg A análise inicial será analisaremos o comercial da sky seguindo a
perspectiva de Tellis (2004)de uma publicidade audiovisual ) e a seguir sobre intertextualidade segundo
os estudos de Bazerman (2004).
Para Tellis (2204) existem duas rotas a serem consideradas, assim sendo
a rota central que seria o argumento, e a periférica que seriam as emoções e os
endossamentos. A primeira, quando o consumidor tem a probabilidade de pensar
sobre o anuncio se faz de forma mais intensa, e a segunda rota o consumidor não
tem muita capacidade de avaliar a mensagem. Tellis (2004) traz um plano
esquemático onde poderemos apresentar as características da propaganda sob
diferentes aspectos, são eles o argumento, como parte central de análise e a
periférica que seriam as emoções e os endossamentos
1.0 Persuasão
segundo Tellis *2004)
Além dos seis níveis de intertextualidade propostos por Bazerman em seu texto, constam em seguida as técnicas de representação intertextual, pois assim como um texto pode ser referido a outro em distintos níveis e profundidades, considera-se também as características mais específicas dessas relações, como é visto na tabela a seguir
Fig 2. Analise da propaganda da SKY e o clipe Thriller de Michael Jackson usando Tecnicas de representação Intertextual Bazerman(2021
Referencias
BAZERMAN, C.; HOFFNAGEL, J. (Org.) ; DIONISIO,
A. P. (Org.) . Gênero, Agência e Escrita. 2. ed. Recife: Pipa Comunicação,
Campina Grande: EDUFCG, 2021. 230 p.
FERREIRA
GUSTAVO Gatilhos mentais : o guia complete com estratégias de negócios e
comuniçãco provadas para você aplicar –
São Paulo : DVS Editora, 2019.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.
London, New York: Routledge, [1996], 2006.
TELLIS, Gerard. Effective
advertising: Understanding when, how, and why advertising works. Califórnia: Sage Publications, 2004.
DO USO DE CELEBRIDADES EM PUBLICIDADE[1]
(redalyc.org) Acesso em 19.11.2022
Globalization: Theory and Trends -
John W. Meyer, 2007 (sagepub.com) Acesso em 19.11.2022
https://www.redalyc.org/journal/3502/350260805003/html/ Acesso em 19.11.2022
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