Analise da Propaganda “Fast food and Children [Powerful] Advertisement Segundo Tellis (2004)

 

     


https://youtu.be/0K3F_53Sn34

  O presente trabalho apresenta uma retrospectiva teórica dos pressupostos de Tellis (2004) presentes no seu livro “Effective Advertising “(publicidade eficaz) O livro traz está divido em 7 partes ,inicia com a compreensão da propaganda sob diferentes aspectos e também com  princípios metodológicos analíticos acerca da efetividade de uma propaganda ou comercial. Ainda nesse trabalho iremos analisar uma propaganda intitulada Fast food and Children [Powerful] Advertisement - YouTube

 

        Iniciaremos falando da persuasão, em que  autor trata desse termo como  sendo eficaz na mudança de pensamento ou de atitude do telespectador, isso pode ocorrer através de argumentos, emoção e endossamentos. Para Tellis existem duas rotas a serem consideradas, assim sendo a rota central que seria o argumento, e a periférica que seriam as emoções e os endossamentos. A primeira, quando o consumidor tem a probabilidade de pensar sobre o anuncio se faz de forma mais intensa, e a segunda rota o consumidor não tem muita capacidade de avaliar a mensagem. Podemos então afirmar que enquanto a via central costumar ser permanente e resistente a periférica seria o oposto, sem descartar que a repetição poderia servir de ancoragem para que a periférica fosse duradoura,

              

      A outro elemento seria o argumento, que é uma estratégia persuasiva para convencer o espectador nas publicidades, apelando para a razão e para as evidências objetivas. Além de se exigir do produtor do anúncio, que se vale de tais estratégias, exige também   habilidades do espectador, como: fazê-lo dar mais ênfase à mensagem do anúncio.

 

           Nesta perspectiva, Tellis (2004) ainda argumenta que os anunciantes, se valem de diferentes estratégias argumentativas, dentre as quais o autor elucida seis categorias, a saber, as comparativas,( refere-se a uma mensagem que compara a algum padrão competitivo, elencado a três padrões: Uma marca concorrente nomeada, uma marca concorrente, podem até ajudar o consumidor em conhecer mais a respeito da marca)Enquado as  refutacionais (consiste em apresentar primeiramente um contra-argumento em relação a marca anunciada, pode ser utilizada considerando três motivos : Para refutar uma crença negativa amplamente difundida, Pode ser usado para refutar implicações negativas sobre uma marca, refutar uma crença ou afirmação sobre um rival), inoculativas(trata-se de um anúncio que protege a marca de ataques externos, ou seja, usa argumentos fortes para blindar todas as informações fornecidas. e de suporte que  busca enfatizar as características, seja do produto ou da marca, não se valendo de comparações, enquadramentos ou questões retóricas.

             

          Outro elemento, a emoção sugere seu uso como um meio eficaz e poderoso da persuasão, convencendo os telespectadores a respeito de uma determinada mensagem, contextualizada com o enfoque na emoção.Exitem 3 modos que o autor justifica o uso da emoção como sendo elemento importante da persuasão são eles: O modo implicito (desperta empatia no telespectadoir) o modo explicito ( desperta simpatia no telespectador ) e  o modo de associação( desperta uma associação entre a emoção e o que foi anunciado)

 

            E por fim o Endossamento que o próprio termo já traz uma ideia explicita que seria dar credibilidade ao produto anunciado. Podendo ser assim dividida; teoria da credibilidade da fonte pericia  ,confiabilidade e internalização ) .teoria da atratividade da fonte( familiaridade, simpatia e similaridade ), teoria da transferência de significado. (Telles (2004), diz que McCracken propõe a transferência de significado como uma teoria mais rica e completa do processo de endosso, ocorre quando uma celebridade codifica um conjunto único de significados, que se bem utilizados podem ser transferidos para o produto endossado.

 

            Após uma retrospectiva sobre os estudos de Tellis (2004) analisaremos a propaganda Fast food and Children [Powerful] Advertisement - YouTube

A propaganda inicia com uma mulher chegando em casa e uma criança esta rabiscando um papel ,mas sem ele se dar conta a mulher supostamente sua mãe ,faz uso de umaq colher que contem uma substancia que ela a esquenta com o uso de um esqueiro,enquanto isso a câmera enquadra o rosto do criança causando um suspense, com o braço marrado a criança aguarda a mae injetar a substancia que seria apenas uma alusão ao que seria “ droga “ algo considerado negativo que causasse mal para aquela criança,mas de repetente aparece os dois comendo sanduiche ( que no caso seria fast food –comida rápida – conhecida tambem como junk food – começa não –saudavel ) nem para crieancas , nem adultos,então na propaganga tem a inferência de duas frases em Ingles ; 1)You wouldn’t inject your children with Junk ( você não injetaria lixo na sua criança ) 2)So,why are feeding it to them ( então ,porque você esta alimentando eles com isso:)No final da propaganda aparece em letras maiúsculas : CHILDHOOD OBESITY ( obesidade Infantil) Break the habit( acabe com esse habito)

Usando os  princípios  de  Tellis 2004 faremos um frame composicional

Fig 1. Argumento (LOGOS)

Fig 2 Emoção ( PATHOS )

Figura 3 Endossamento (ETHOS)



A respeito da reação  do público não trouxe uma receptividade positiva, a aceitação não foi muito positiva , a partir dos comentários, fazendo com que o comercial tivesse baixa credibilidade entre os telespectadores,Abaixo alguns comentários :

1 But they just brought back chicken fries!!!    WTF !!!!! ( mas acabaram de trazer de volta frango frito !!! WTF( que droga )

2 Um..... Everybody Deserves Fast Food!...... Once.... <3 AtleastTodo mundo merece fast food ( junk food;comida rápida)

3 man, im hungry( estou com fome )

4 a bit extreme( um pouco extremo)

5 bad commercial..( commercial ruim)

TELLIS, Gerard. Effective advertising: Understanding when, how, and why advertising works. Califórnia: Sage Publications, 2004.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

  1. Excelente perspectiva. Adorei sua análise!

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  2. Gostei da escolha do tema e de sua análise. Não é muito fácil elaborar um estudo e investir numa pesquisa tratando dessa linha, mas o vídeo e a explanação dos termos ajudou bastante, por se tratar de algo bem presente no mundo, diria tambem no Brasil.

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  3. Joselia, acredito que no mundi em que vivemos, bombardeados por tanta propaganda , esse seu estudo e análise é realmente relevante e necessário. Nao conhecia essa propaganda e fiquei bem comovida. Nos faz pensar que tipo de consumidores nós somos e se estamos realmente preocupados com os produtos que consumimos. Parabéns!

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