Uma analise do livro de Lingua Inglesa segundo a Gramatica de Design Visual

Uma analise do livro de Lingua Inglesa segundo  a Gramatica de Design Visual

1.0          Introdução 

 

As constantes mudanças em relação as concepções de ensino de línguas nos faz procurar cada vez mais obter conhecimento no que se diz respeito a multimodade e o multiletramento que constituem o texto, esse novo conhecimento trouxe uma grande mudança da linguagem verbal para u enfoque maior a linguagem não verbal, no que se refere a imagem como elemento constituinte e não so mero protagonista como auxilio de aprendizagem e desenvolvimento crítico do aluno.

Esse trabalho tem, por objetivo analisar a multimodalidade dando enfoque no letramento visual do livro didático -wouldlink intro, nível inicial básico da editora Cengage learning em parceria com a National Geographic. A escolha desse material deu-se através do interesse em analisar o material utilizado na escola em qual faço parte do quadro de professores de inglês (CCL) centro cultural de línguas. Nesse sentindo podemos avaliar as dimensões de letramento a luz de pressupostos teóricos de letramento visual, bem como levando em consideração a GDV (gramatica de design visual).

 

2.0 Referencial Teórico

 

Para a realização dessa análise de material didático nos apoiaremos na GDV gramatica de design visual (Kress e van Leeuwen ,2000) que descreve uma teoria   semiótica das imagens utilização uma organização metafuncional baseado nos termos usados na Gramática Sistêmico-Funcional propostos por Halliday(1994).

A Gramatica sistêmico- funcional traz as três dimensões: Ideacional – função de representação das experiências do mundo exterior e interior, Interpessoal – expressão das interações sociais e Textual – expressão da estrutura e formato do texto. Enquanto a GDV traz outras dimensões   função Representacional, sendo responsável pelas estruturas que constroem visualmente a “natureza dos eventos, objetos e participantes envolvidos, e as circunstâncias em que ocorrem”, função Interativa -   onde recursos visuais constroem “a natureza das relações de quem vê e o que é visto e a Composicional que se refere aos significados obtidos através da “distribuição do valor da informação ou ênfase relativa entre os elementos da imagem”

 

 

Halliday (1994)

GSF Gramática Sistêmico-Funcional

(Kress e van Leeuwen(2000)

GDV gramatica de design visual­

IDEACIONAL

REPRESENTACIONAL

INTERPESSOAL

INTERATIVA

TEXTUAL

COMPOSICIONAL

Quadro 1. Autoria própria

 

Com a implementação do novo currículo sabe-se que “as práticas pedagógicas vigentes ainda carecem de um modo sistemático de se abordar códigos como as imagens no contexto de sala de aula, particularmente a de língua estrangeira.” Almeida (2011 pág. 55) em consonância temos a proposta da BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) que traz os multiletramentos como:

 

A segunda implicação diz respeito à ampliação da visão de letramento, ou melhor, dos multiletramentos, concebida também nas práticas sociais do mundo digital – no qual saber a língua inglesa potencializa as possibilidades de participação e circulação – que aproximam e entrelaçam diferentes semioses e linguagens (verbal, visual, corporal, audiovisual), em um contínuo processo de significação contextualizado, dialógico e ideológico. Concebendo a língua como construção social, o sujeito “interpreta”, “reinventa” os sentidos de modo situado, criando novas formas de identificar e expressar ideias, sentimentos e valores. Nesse sentido, ao assumir seu status de língua franca – uma língua que se materializa em usos híbridos, marcada pela fluidez e que se abre para a invenção de novas formas de dizer, impulsionada por falantes pluri/multilíngues e suas características multiculturais –, a língua inglesa torna-se um bem simbólico para falantes do mundo todo.

(BNCC, pagina 244).

 

A análise do livro didático sob a perspectiva do letramento visual traz oportunidades para criticar o livro de imagens escolhas ilustradoras, considerando que tipo de visão de mundo é apresentada pelas imagens e suas dimensões significativas, Callow, 2005), O autor estabelece três dimensões

Acerca do letramento visual - A afetiva- Expressões de prazer ao examinar imagens ou explorar imagens são sinais de engajamento afetivo. O afetivo também envolve interpretação pessoal, onde os espectadores trazem suas próprias experiências e preferências estéticas para uma imagem (Barnard 2001), A composicional - O uso de metalinguagem específico é a chave para essa dimensão. Conceitos como ações, símbolos, comprimento do tiro, ângulos, olhar, cor, layout, saliência, linhas e vetores refletem um metalinguístico conhecimento sobre textos visuais (Kress & van Leeuwen, 1996; Unsworth, 2001). Critica - aspecto da visualidade é importante, a crítica ideológica é talvez a mais desafiadora para alunos e professores (Anstey & Bull,2000).

 

 3.0Analise do letramento visual

Nessa seção apresentaremos dois segmentos (speaking  - comunicação  ) e Reading (leitura ),do livro worldlink  Intro ,sendo utilizada a segunda unidade do livro que traz como título Countries (países ), ao analisar esse material didático levaremos em consideração ,não só as dimensões da GDV (gramatica de Design visual ) como também as dimensões de Callow ,citados anteriormente ,

 

3,1 speaking (fala)

Elementos principais do segmento Speaking
















Essa atividade propõe atividade de speaking (pratica comunicativa) e traz como aporte a imagem de tokyo Japão que exemplifica uma das nacionalidades de um dos interlocutores que compõe o dialogo acima. Que se faz perceptível através da tag no lado direito inferior da imagem.

 

3.2 Reading (leitura )







Figura 2 –atividade de Reading (leitura)

Na Imagem 1 da atividade de leitura acima o livro não faz referência a imagem e sim ao autor Bansky,que traz nessa imagem uma frase dias melhore viram ,usando a dimensão de Callow Critica, poderia ser explorado dos alunos letramento visual critico e ainda pesquisas sobre o grafiteiro e sua obra .como também como essa imagem poderia  ser descrita dentro da perspectiva de afetividade ou  representacional ( a relação entra a menina e o balão ) (callow ) . Já nas imagens 2,3,e 4 retratam pessoas famosas  ancorando o texto ,seria a função textual de van & kress , mas não traz inferência sobre as imagens dentro do contexto de especificidade de cada ,a figura 2 jogador de futebol .esporte mais famoso  do mundo ,a imagem 3 traz a autora de um best selller que vendeu mais de 450 -de copias ,poderia ter sido inferido a pergunta em relação ao filme e ou ao livro do harry potter e a imagem 3,traz um cantor de hip-hop um ritmo que e predominante em vários países mas o livro não faz menção a esse ritmo que e tipicamente um movimento muito forte no rio de janeiro Brasil.

Considerações finais

 om base na análise desses dois segmentos das atividades de speaking ( fala) e Reading (leitura) destacamentos que o letramento visual ainda se apresenta no material didático como conceito tradicional de ilustração ,com representação simples ,e não se traz inferências multimodais em relação a sua representação ou que ela pode significar considerando a experiência previa do aluno e suas concepções imagéticas e ainda o desenvolvimento do senso critica em que poderia expandir-se em termos de ideias e pensamentos e até mesmo na escrita criativa.

 referencias bibliograficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

 disponivel Gramática do Design Visual - Pressupostos Teóricos (1library.org)








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Analise da Propaganda “Fast food and Children [Powerful] Advertisement Segundo Tellis (2004)

intertextualidade e Interdiscusividade

Persuasão em Publicidade Lim-fei & Tan