Uma analise do livro de Lingua Inglesa segundo a Gramatica de Design Visual
Uma analise do livro de Lingua Inglesa segundo a Gramatica de Design Visual
1.0
Introdução
As
constantes mudanças em relação as concepções de ensino de línguas nos faz
procurar cada vez mais obter conhecimento no que se diz respeito a multimodade
e o multiletramento que constituem o texto, esse novo conhecimento trouxe uma
grande mudança da linguagem verbal para u enfoque maior a linguagem não verbal,
no que se refere a imagem como elemento constituinte e não so mero protagonista
como auxilio de aprendizagem e desenvolvimento crítico do aluno.
Esse
trabalho tem, por objetivo analisar a multimodalidade dando enfoque no
letramento visual do livro didático -wouldlink intro, nível inicial básico da
editora Cengage learning em parceria com a National Geographic. A escolha desse
material deu-se através do interesse em analisar o material utilizado na escola
em qual faço parte do quadro de professores de inglês (CCL) centro cultural de
línguas. Nesse sentindo podemos avaliar as dimensões de letramento a luz de
pressupostos teóricos de letramento visual, bem como levando em consideração a
GDV (gramatica de design visual).
2.0
Referencial Teórico
Para
a realização dessa análise de material didático nos apoiaremos na GDV gramatica
de design visual (Kress e van Leeuwen ,2000) que descreve uma teoria semiótica das imagens utilização uma
organização metafuncional baseado nos termos usados na Gramática
Sistêmico-Funcional propostos por Halliday(1994).
A
Gramatica sistêmico- funcional traz as três dimensões: Ideacional –
função de representação das experiências do mundo exterior e interior, Interpessoal
– expressão das interações sociais e Textual – expressão da
estrutura e formato do texto. Enquanto a GDV traz outras dimensões função Representacional,
sendo responsável pelas estruturas que constroem visualmente a “natureza dos
eventos, objetos e participantes envolvidos, e as circunstâncias em que ocorrem”,
função Interativa - onde
recursos visuais constroem “a natureza das relações de quem vê e o que é visto e
a Composicional que se refere aos significados obtidos através da
“distribuição do valor da informação ou ênfase relativa entre os elementos da
imagem”
Halliday
(1994) GSF Gramática
Sistêmico-Funcional |
(Kress e van Leeuwen(2000) GDV
gramatica de design visual |
IDEACIONAL
|
REPRESENTACIONAL
|
INTERPESSOAL
|
INTERATIVA
|
TEXTUAL
|
COMPOSICIONAL
|
Quadro
1. Autoria própria
Com
a implementação do novo currículo sabe-se que “as práticas pedagógicas vigentes
ainda carecem de um modo sistemático de se abordar códigos como as imagens no
contexto de sala de aula, particularmente a de língua estrangeira.” Almeida
(2011 pág. 55) em consonância temos a proposta da BASE NACIONAL COMUM
CURRICULAR (BNCC) que traz os multiletramentos como:
A segunda implicação diz respeito à
ampliação da visão de letramento, ou melhor, dos multiletramentos, concebida
também nas práticas sociais do mundo digital – no qual saber a língua inglesa
potencializa as possibilidades de participação e circulação – que aproximam e
entrelaçam diferentes semioses e linguagens (verbal, visual, corporal,
audiovisual), em um contínuo processo de significação contextualizado,
dialógico e ideológico. Concebendo a língua como construção social, o sujeito
“interpreta”, “reinventa” os sentidos de modo situado, criando novas formas de
identificar e expressar ideias, sentimentos e valores. Nesse sentido, ao
assumir seu status de língua franca – uma língua que se materializa em usos
híbridos, marcada pela fluidez e que se abre para a invenção de novas formas de
dizer, impulsionada por falantes pluri/multilíngues e suas características
multiculturais –, a língua inglesa torna-se um bem simbólico para falantes do
mundo todo.
(BNCC, pagina 244).
A
análise do livro didático sob a perspectiva do letramento visual traz
oportunidades para criticar o livro de imagens escolhas ilustradoras,
considerando que tipo de visão de mundo é apresentada pelas imagens e suas
dimensões significativas, Callow, 2005), O autor estabelece três dimensões
Acerca do
letramento visual - A afetiva- Expressões de prazer ao examinar imagens ou explorar
imagens são sinais de engajamento afetivo. O afetivo também envolve
interpretação pessoal, onde os espectadores trazem suas próprias experiências e
preferências estéticas para uma imagem (Barnard 2001), A composicional - O uso de metalinguagem específico é a chave para essa
dimensão. Conceitos como ações, símbolos, comprimento do tiro, ângulos, olhar,
cor, layout, saliência, linhas e vetores refletem um metalinguístico
conhecimento sobre textos visuais (Kress & van Leeuwen, 1996; Unsworth,
2001). Critica - aspecto da visualidade é importante, a crítica ideológica é
talvez a mais desafiadora para alunos e professores (Anstey & Bull,2000).
3.0Analise do
letramento visual
Nessa
seção apresentaremos dois segmentos (speaking - comunicação
) e Reading (leitura ),do livro worldlink Intro ,sendo utilizada a segunda unidade do
livro que traz como título Countries (países ), ao analisar esse material
didático levaremos em consideração ,não só as dimensões da GDV (gramatica de
Design visual ) como também as dimensões de Callow ,citados anteriormente ,
3,1 speaking (fala)
Elementos
principais do segmento Speaking
Essa atividade propõe atividade de speaking (pratica
comunicativa) e traz como aporte a imagem de tokyo Japão que exemplifica uma
das nacionalidades de um dos interlocutores que compõe o dialogo acima. Que se faz
perceptível através da tag no lado direito inferior da imagem.
3.2 Reading (leitura )
Figura 2 –atividade de Reading (leitura)
Na Imagem 1 da
atividade de leitura acima o livro não faz referência a imagem e sim ao autor Bansky,que traz nessa imagem uma frase dias melhore viram ,usando
a dimensão de Callow Critica, poderia ser explorado dos alunos letramento
visual critico e ainda pesquisas sobre o grafiteiro e sua obra .como também
como essa imagem poderia ser descrita
dentro da perspectiva de afetividade ou representacional
( a relação entra a menina e o balão ) (callow ) . Já nas imagens 2,3,e 4
retratam pessoas famosas ancorando o
texto ,seria a função textual de van & kress , mas não traz inferência
sobre as imagens dentro do contexto de especificidade de cada ,a figura 2
jogador de futebol .esporte mais famoso
do mundo ,a imagem 3 traz a autora de um best selller que vendeu mais de
450 -de copias ,poderia ter sido inferido a pergunta em relação ao filme e ou
ao livro do harry potter e a imagem 3,traz um cantor de hip-hop um ritmo que e
predominante em vários países mas o livro não faz menção a esse ritmo que e
tipicamente um movimento muito forte no rio de janeiro Brasil.
Considerações finais
om base na análise desses dois segmentos das atividades de speaking ( fala) e Reading (leitura) destacamentos que o letramento visual ainda se apresenta no material didático como conceito tradicional de ilustração ,com representação simples ,e não se traz inferências multimodais em relação a sua representação ou que ela pode significar considerando a experiência previa do aluno e suas concepções imagéticas e ainda o desenvolvimento do senso critica em que poderia expandir-se em termos de ideias e pensamentos e até mesmo na escrita criativa.
referencias bibliograficas
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
disponivel Gramática do Design Visual - Pressupostos Teóricos (1library.org)
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