Os multiletramentos: Uma ferramenta exploratória de análise das plataformas digitais em livros de língua Inglesa.

 

O ensino de Língua Inglesa é muito discutido por estudiosos que se interessam não só pelo desenvolvimento ensino da língua em si, mas o aprendizado atrelado ao letramento dos alunos, pratica linguística e a utilização da linguagem de maneira efetiva. Nesse sentido podemos citar a pedagogia dos multiletramentos, uma teoria que foi desenvolvida pelo new London group em 1996, que propõe novas ideias sobre os letramentos e suas aplicações no campo educacional.

             Para o New London Group, foi dada a escola a possibilidade de desenvolver novos letramentos capazes de preparar o aluno para o mundo globalizado, podemos ainda citar a importância das TIC’S( tecnologias de informação e comunicação )que transforma o ensino .fazendo mudanças no ensino através dos materiais didáticos ,que trazem  novas  práticas que  precisam atendar as demandas do ensino do século XXI.

           Os recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes auxiliando na aprendizagem do estudo de línguas, uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento da aprendizagem, a uso das tecnologias torna o assunto mais atraente e motivador. As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação são essenciais para o ensino de língua estrangeira, principalmente por proporcionar a utilização de textos multimodais. A multimodalidade é uma excelente ferramenta para a inserção do aluno na cultura do idioma que ele está aprendendo (PREDIGER; KERSCH, 2003).

A evolução dos recursos digitais ao longo dos anos tem como principal objetivo   proporcionar aos alunos uma maior proximidade da língua que deseja aprender tornando o seu estudo mais autônomo e usando esses recursos em favor do seu desenvolvimento intelectual. Somado a isso, os livros hoje trazem esse recurso de plataformas digitais como uma ferramenta a mais para garantir a autenticidade de materiais, proporcionando uma maior compreensão de uma nova língua no mundo globalizado.

As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação são essenciais para o ensino de língua estrangeira, principalmente por proporcionar a utilização de textos multimodais. A multimodalidade é uma excelente ferramenta para a inserção do aluno na cultura do idioma que ele está aprendendo (PREDIGER; KERSCH, 2003).

Diante do expoxto eu como professora de inglês do centro de Línguas  pretendo  analisar o material virtual ,com foco no letramento digital , que (FREITAS 20120 ) define como , um conceito que define as capacidades e habilidades que indivíduos desenvolvem quando em contato com a digitalização, recursos informacionais e canais midiáticos.

 O material  a se utilizado na minha pesquisa é o Worldlink da National Geografic,da Editora cengage learning, A proposta do livro é desenvolver a fluência de maneira confidente na língua inglesa através dos recursos digitais e imagéticos, pois os mesmos desenvolvem as habilidades linguísticas como: fala escuta, escrita, leitura e ainda o desenvolvimento crítico e social do aluno. O material disponibiliza uma plataforma virtual que funciona como um catalisador para o ensino/aprendizagem do aluno, dessa forma, contribui para o processo de letramento digital dessa classe.

Dessa forma este estudo visa responder o seguinte questionamento: de que forma os usuários (alunos de inglês) são estimulados pelos recursos digitais disponíveis na plataforma adotada pelo material Worldlink da National Geografic,  E ainda investigar quais as principais formas os alunos do curso de língua inglesa do Centro Cultural de línguas se sentem estimulados a realizar seus estudos com o auxílio das ferramentas digitais disponibilizadas pelo material didático adotado pela escola.

Nos educadores sabemos da importância do letramento digital, no mundo globalizado, sendo importante orientar nossos alunos a utiliza-los de maneira adequada para desenvolver conhecimento intelectual e na construção de sentidos capazes de acompanhar a evolução do mundo digital.

 

 

 

 

 

 

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