Os multiletramentos: Uma ferramenta exploratória de análise das plataformas digitais em livros de língua Inglesa.
O
ensino de Língua Inglesa é muito discutido por estudiosos que se interessam não
só pelo desenvolvimento ensino da língua em si, mas o aprendizado atrelado ao
letramento dos alunos, pratica linguística e a utilização da linguagem de
maneira efetiva. Nesse sentido podemos citar a pedagogia dos multiletramentos,
uma teoria que foi desenvolvida pelo new London group em 1996, que propõe novas
ideias sobre os letramentos e suas aplicações no campo educacional.
Para o New London Group, foi dada
a escola a possibilidade de desenvolver novos letramentos capazes de preparar o
aluno para o mundo globalizado, podemos ainda citar a importância das TIC’S(
tecnologias de informação e comunicação )que transforma o ensino .fazendo
mudanças no ensino através dos materiais didáticos ,que trazem novas
práticas que precisam atendar as
demandas do ensino do século XXI.
Os
recursos tecnológicos estão cada vez mais presentes auxiliando na aprendizagem
do estudo de línguas, uma ferramenta imprescindível para o desenvolvimento da
aprendizagem, a uso das tecnologias torna o assunto mais atraente e motivador. As Novas
Tecnologias de Comunicação e Informação são essenciais para o ensino de língua
estrangeira, principalmente por proporcionar a utilização de textos
multimodais. A multimodalidade é uma excelente ferramenta para a inserção do
aluno na cultura do idioma que ele está aprendendo (PREDIGER; KERSCH, 2003).
A evolução dos recursos digitais ao longo dos anos tem como
principal objetivo proporcionar aos
alunos uma maior proximidade da língua que deseja aprender tornando o seu
estudo mais autônomo e usando esses recursos em favor do seu desenvolvimento
intelectual. Somado a isso, os livros hoje trazem esse recurso de plataformas
digitais como uma ferramenta a mais para garantir a autenticidade de materiais,
proporcionando uma maior compreensão de uma nova língua no mundo globalizado.
As Novas Tecnologias de Comunicação e Informação são essenciais para o
ensino de língua estrangeira, principalmente por proporcionar a utilização de
textos multimodais. A multimodalidade é uma excelente ferramenta para a
inserção do aluno na cultura do idioma que ele está aprendendo (PREDIGER; KERSCH, 2003).
Diante do expoxto eu como professora de inglês do centro de
Línguas pretendo analisar o material virtual ,com foco no
letramento digital , que (FREITAS 20120 ) define como , um conceito que
define as capacidades e habilidades que indivíduos desenvolvem quando em
contato com a digitalização, recursos informacionais e canais midiáticos.
O material a se utilizado na minha pesquisa é o Worldlink
da National Geografic,da Editora cengage learning, A proposta do livro é
desenvolver a fluência de maneira confidente na língua inglesa através dos
recursos digitais e imagéticos, pois os mesmos desenvolvem as habilidades
linguísticas como: fala escuta, escrita, leitura e ainda o desenvolvimento
crítico e social do aluno. O material disponibiliza uma plataforma virtual que
funciona como um catalisador para o ensino/aprendizagem do aluno, dessa forma,
contribui para o processo de letramento digital dessa classe.
Dessa forma este estudo visa responder o seguinte questionamento: de que forma os usuários (alunos de inglês)
são estimulados pelos recursos digitais disponíveis na plataforma adotada pelo
material Worldlink da National Geografic, E ainda investigar quais as principais formas os alunos do curso de língua
inglesa do Centro Cultural de línguas se sentem estimulados a realizar seus
estudos com o auxílio das ferramentas digitais disponibilizadas pelo material
didático adotado pela escola.
Nos educadores sabemos da importância do letramento digital, no mundo globalizado,
sendo importante orientar nossos alunos a utiliza-los de maneira adequada para desenvolver
conhecimento intelectual e na construção de sentidos capazes de acompanhar a
evolução do mundo digital.
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